ÁREA DE INTERVENÇÃO |
Modernização Administrativa |
PROJETO |
Médio Tejo Online |
ENQUADRAMENTO |
O projeto Médio Tejo Online foca a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na redução das assimetrias geográficas e sociais do Médio Tejo, permitindo o acesso generalizado das populações a informação relevante e útil veiculada, nomeadamente, pela administração local e pelas empresas da região. A aprovação no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade veio possibilitar a qualificação do atendimento dos serviços municipais através da implementação de serviços online que racionalizem os modelos de organização e gestão autárquica, complementada pela promoção de iniciativas integradas de modernização e articulação entre os cidadãos, os organismos públicos e as empresas. |
OBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS |
Reestruturação das infraestruturas tecnológicasReestruturar as infraestruturas tecnológicas existentes a nível municipal e intermunicipal; Implementar apoio tecnológico atualizado ao nível dos equipamentos; Potenciar serviços partilhados; Desenvolver um modelo de gestão assente em economias de escala. |
AÇÕES |
Serviços onlinePlataforma de faturação eletrónica e atendimento online, baseada na gestão documental, que abrange diversas áreas e disponibiliza uma solução via internet (front-end web) integrada com o backoffice dos municípios associados. Compras públicasSolução integrada de suporte à atividade desenvolvida no âmbito da iniciativa e-commerce “compras públicas” através da adoção de competências na área das aquisições eletrónicas que assegure apoio especializado aos municípios associados e à comunidade intermunicipal, designadamente, na automatização do processo de registo dos fornecedores nas negociações desenvolvidas, na criação de bases de dados e gestão de um barómetro público sobre a utilização das negociações e dos resultados obtidos. Criação de uma área de disponibilização de informação e formação de utilizadores internos e externos, integrada com as aplicações de negócio e a faturação eletrónica. Gestão documentalImplementação de uma solução de gestão documental em articulação com as aplicações existentes e a utilização do cartão do cidadão. |
CONCELHOS ABRANGIDOS |
Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha |
DURAÇÃO |
2013 - 2015 |
DOCUMENTAÇÃO |
n/a |
FINANCIAMENTO |
FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (85%) |