Eficiência Hídrica


Projetos em desenvolvimento

Médio Tejo – Eficiência Hídrica

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Eficiência Hídrica

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo - Gestão eficiente dos recursos hídricos supramunicipal

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

No âmbito da nova estratégia para o sector do Abastecimento de Água (AA) definida pelo “PENSAAR 2020”, o nível de eficiência operacional das entidades gestoras preconiza-se por uma gestão eficiente dos recursos ao nível dos ativos e da reabilitação dos sistemas urbanos de distribuição e adução de água, incluindo o controlo e redução de perdas, bem como garantindo a recuperação sustentável de gastos, no âmbito de uma gestão partilhada para a melhoria da eficiência hídrica e energética nos sistemas públicos de abastecimento de água.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

Pretende-se induzir melhorias qualitativas nos processos de gestão e eficiência operacional de cada uma das entidades gestoras, começando por uma caracterização da situação dos recursos hídricos existentes e projetando o respetivo plano de ação (cronograma de implementação proposto ajustado de acordo com o Status Quo de cada entidade gestora, no sentido de atingir o limite máximo de 20% de água não faturada de acordo com o previsto no PENSAAR 2020).

Estas iniciativas pretendem melhorar a solução para introduzir níveis de eficiências, que num futuro próximo se traduzam numa melhoria da qualidade do serviço, assim como numa adequada acessibilidade económica para as suas populações, reduzindo os custos operacionais e meios técnicos envolvidos.

O projeto tem como objetivo principal, o fornecimento de um estudo de diagnóstico e plano de ação para uma gestão eficiente dos recursos hídricos, para os municípios de Abrantes (Serviços Municipalizados de Abrantes), Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha e Tomar, contemplando ainda um contributo para a eficiência energética nos sistemas de distribuição pública de água.

icon-AI-acoesAÇÕES

- Elaboração de Estudo de diagnóstico e plano de ação

Elaboração de Plano de ação de acordo com o diagnóstico verificado nas visitas às instalações que foram realizadas, as quais contemplaram o levantamento de dados que caracterizam o sistema de distribuição, bem como do histórico de indicadores, permitindo a caracterização de cada entidade gestora e avaliação dos recursos disponíveis e as ferramentas de gestão e controlo existentes na área técnica e comercial.

O Plano de ação focou essencialmente o Plano de investimentos, Plano de intervenção operacional e Plano de manutenção. No qual se encontram elencadas algumas medidas a implementar e respetivo esforço económico no sentido de ir ao encontro da estratégia definida pelo PENSAAR 2020 (redução das perdas de água).

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Abrantes, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha

icon-AI-timeDURAÇÃO

2016 - 2017

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

PENSAAR 2020

icon-AI-finFINANCIAMENTO

N/A

Médio Tejo – Cadastro das Infraestruturas em Baixa

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Eficiência Hídrica

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo – Cadastro das Infraestruturas em Baixa

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O projeto enquadra-se no aviso de concurso do PO SEUR 12-2015-16 –“Elaboração de cadastro das infraestruturas existentes nos sistemas em baixa”; Eixo prioritário 3 – “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos”; Objetivo Específico – “Otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água”.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

A operação promove iniciativas integradas de modernização e articulação intermunicipal como forma de obter economias de escala e gerar massa crítica, capaz de melhorar as competências da região e fomentar a cooperação territorial face à melhor capacidade de organização e resposta municipal e partilha uniformizada de informação.

O objetivo primordial visa a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas das redes de abastecimento de água (AA) e saneamento águas residuais (SAR) existentes, promovendo iniciativas integradas de conhecimento de informação infraestrutural dos referidos sistemas, pela elaboração do seu cadastro e adequação dos serviços de administração na sua utilização e manutenção, como garante da eficaz, eficiente e sustentável gestão das infraestruturas, incrementando a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas no âmbito do ciclo urbano da água.

icon-AI-acoesAÇÕES

- Elaboração do cadastro de infraestruturas de abastecimento de água (AA) e saneamento de águas residuais (SAR), existentes nos sistemas em baixa e aquisição de software para utilização e manutenção do sistema de informação das redes.

Dotação das entidades gestoras dos sistemas em baixa de informação cadastral das redes de forma a apoiar a eficiência operacional das referidas entidades, designadamente numa gestão eficiente dos recursos ao nível dos ativos e qualidade de serviço prestado, bem como dotação de infraestrutura aplicacional de apoio na gestão e manutenção da informação geográfica associada às redes.

- Execução de ortofotocartografia à escala 1:2 000

Dotação de imagem raster de algumas zonas urbanas do Médio Tejo onde existem infraestruturas de água e/ou saneamento não cobertas pela ortofotocartografia 1:2000 atualmente existente.

- Conetor de Integração com solução SIG, Localização de contadores e de locais de consumo.

Dotação das entidades gestoras de conetor (webservices) que possibilite a integração entre a informação constante no CRM (informação alfanumérica dos contadores – clientes) e a informação constante das aplicações de gestão das redes de AA e SAR (informação geográfica).

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

- Abastecimento de água - Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

- Saneamento de águas residuais - Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

- Ortofotocartografia à escala 1:2000 - Mação, Ourém, Sertã, Vila de Rei.

- Conetor de Integração com solução SIG - Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

icon-AI-timeDURAÇÃO

2017 - 2019

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

- Aviso PO SEUR 12-2015-16;

- RESEUR portaria n.º57-B/2015 de 27 de fevereiro.

icon-AI-finFINANCIAMENTO

Fundo de Coesão (85%)

Ficha de projeto (cofinanciamento)

 

Notícias

PrevNext

6 Municípios do Médio Tejo distinguidos por práticas ‘Familiarmente Responsáveis’

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu na terça-feira, dia 14 de novembro, 61 municípios com a Bandeira Verde por terem práticas amigas das famílias, como apoios à maternidade e...

15-11-2017

SERTÃ - Pinhal Maior abre candidaturas para o concurso “Moovideias”

Decorre até dia 28 de novembro o período de candidaturas à III edição do Concurso de Ideias de Negócio “Moovideias”, dinamizada pela Pinhal Maior, a realizar-se na Sertã e com...

14-11-2017

Maria do Céu Albuquerque reeleita Presidente da CIM do Médio Tejo

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo realizou-se, a 27 de outubro, para proceder à instalação da Presidência e Vice-Presidência da CIM do Médio Tejo, nos termos da alínea...

27-10-2017

Adaptação às Alterações Climáticas, projeto apoiado pela União Europeia

No âmbito de candidatura aprovada ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, encontra-se em curso o desenvolvimento de Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Alinhados...

26-10-2017

Sistema de videovigilância para incêndios florestais, projeto apoiado pela União Europeia

No âmbito de candidatura aprovada ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, promoveu-se a operacionalização dos serviços para “Fornecimento, Instalação e Monitorização de um Sistema...

26-10-2017

Aprovação da candidatura intermunicipal “Formação de Públicos Estratégicos”

Foi rececionado no passado mês de julho a notificação da decisão de aprovação da candidatura intermunicipal “Formação de Públicos Estratégicos” ao Eixo Prioritário 3 – Promover a inclusão social e...

25-10-2017

Qualificação Profissional Administração Pública Local – Ações realizadas na CIM Médio Tejo

Para o presente ano de 2017, ainda não existe abertura de candidaturas para cofinanciamento de ações de formação, no entanto, a CIM Médio Tejo continua a desenvolver a sua atividade...

25-10-2017

Bibliotecas do Médio Tejo em andamento

Realizou-se dia 20 de outubro,  com a presença do Sr. Subdiretor-geral, Dr. Luis Santos, Dr. Bruno Eiras, Drª Rosa Domingues e Mª João Guerreiro da DGLAB – Direção Geral dos...

23-10-2017

Projeto CAMINHOS volta a unir a região em 2018

O projeto CAMINHOS surge no contexto da vontade e coesão interna já estabelecida a nível político no seio desta Comunidade Intermunicipal e os seus Municípios integrantes no sentido de reforçar...

16-10-2017

Eventos

Est-2020

sig

Vive o Empreendedorismo

central-compras

transporte-a-pedido