Constância

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

ENCB

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

A ENCB está representada no 3º Encontro Nacional das Estações Náuticas do país, através da representação de Jorge Simões, secretário intermunicipal da CIM Médio Tejo. 

Sobre o 3º Encontro, partilhamos a Nota de Imprensa da Fórum Oceano: 

Neste seu 3º Encontro, terão como anfitriões a Estação Náutica de Vilamoura, coordenada pelo Município de Loulé, a Marina de Vilamoura e a Entidade Regional de Turismo do Algarve. 

O novo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presidirá à sessão de encerramento, na sexta-feira, dia 12 de abril, pelas 12h30, no Hotel Dom Pedro Vilamoura.

A “bordo” teremos uma grande “tripulação” (uma centena de “marinheiros”), vinda de todos os cantos do continente (do litoral e de águas de interior).

Vão ser dois dias de diálogo e trabalho cooperativo e inspirador para a economia azul sustentável.

Durante este encontro será feito o balanço do caminho já percorrido, celebrando em conjunto o trabalho desenvolvido e perspetivas futuras.

O leque de participantes é variadíssimo, juntando Coordenações das Estações Náuticas certificadas e em processo de certificação, Municípios/CIM com manifestação de interesse, membros da Comissão de Avaliação, empresas, outras Entidades parceiras da Rede, decisores políticos…

O evento iniciará com uma sessão de abertura emocionante contando com a presença de Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, André Gomes, Presidente do Associação Turismo do Algarve, Adelino Canário, Vogal da Direção do Fórum Oceano (Presidente da Direção do Centre of Marine Sciences (CCMAR), José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve, e Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal.

Destacam-se também os Painéis de trabalho que decorrerão nos dois dias do Encontro, contando com um leque variado de oradores de qualidade:

DINÂMICAS REGIONAIS DE ORGANIZAÇÃO DA REDE DAS ENP - representação das Estações Náuticas do Litoral Norte, da Ria de Aveiro e do Alentejo.

O DESÍGNIO DA SUSTENTABILIDADE NA REDE DAS ENP - este painel caracteriza-se pela sua dualidade: por um lado uma parte informativa, e por outro a apresentação de boas práticas de sustentabilidade de parceiros de Estações Náuticas.

No dia 11 de abril destaca-se a cerimónia pública de certificação de novas Estações Náuticas: Estação Náutica do Alto Côa e Estação Náutica da Ericeira, contabilizando-se agora um total de 38 Estações Náuticas (www.nauticalportugal.pt)

Também neste dia haverá lugar ao modelo de trabalho cooperativo entre todos os presentes: os Workshops e Grupos Temáticos. Estes terão como temáticas a capacitação, gestão de risco e segurança, dinâmicas regionais, sub-regionais e internacionalização, comunicação/marketing/digitalização e ainda o futuro da Rede das Estações Náuticas, com base nas expectativas e contributos.

No final dos trabalhos, realizar-se-á um passeio de barco sunset no “Condor” de Vilamoura (cortesia da Marina de Vilamoura), para que os presentes possam aproveitar o pôr do sol a bordo desta embarcação. 

O segundo dia deste encontro inicia-se com a conferência: Navegando o Mercado: Estratégias de Produto e Promoção nas Estações Náuticas.

O painel da ESTRUTURAÇÃO DO PRODUTO E INTERNACIONALIZAÇÃO contará com a participação dos Presidentes das Entidades Regionais de Turismo das cinco regiões: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

No que se refere ao painel AS ESTAÇÕES NÁUTICAS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL estarão presentes Presidentes e Vereadores das Entidades Coordenadoras das Estações Náuticas, cobrindo as 5 Regiões de Portugal continental

O encerramento será um dos pontos altos destes dois dias, dado que estará presente o atual Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Notícias

Prev Next

Médio Tejo: Resposta de Apoio Psicológico dinamiza ações nas escolas e participa em Encontro “Nunca me bateu!"

A RAP Médio Tejo| Resposta de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, a convite do Agrupamento de Escolas de Ourém, participou num dia aberto, tendo dinamizado...

22-04-2024

CIM Médio Tejo e municípios preparam novo ciclo do Caminhos

Realizou-se ontem, dia 18 de abril, na Casa-Memória de Camões, em Constância, a reunião de preparação do novo ciclo do projeto Caminhos, previsto a concretizar nos próximos meses de outubro...

19-04-2024

Caminho de Fátima no Médio Tejo, uma jornada de introspeção e de descoberta

  Fátima é um destino incontornável situado na região do Médio Tejo, no centro de Portugal. É devido a esse facto, que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios...

17-04-2024

CIM Médio Tejo integra projeto europeu HITTS, nova parceria Interrreg Sudoe

  Foi ontem, dia 16 de abril, aprovado, em Santander (Espanha), o contrato de financiamento do novo projeto transfronteiriço HITTS (Heritage Innovation, Territory, Tourism and Sustainability), em que a CIM Médio...

16-04-2024

Relatório de Gestão 2023 aprovado por unanimidade em Assembleia Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo decorreu no passado dia 8 de abril, na qual foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão 2023. Na sessão, o presidente da...

11-04-2024

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de...

11-04-2024

CIM Médio Tejo contratualiza fundos do Portugal 2030

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio...

08-04-2024

Balanço da atividade dos Sapadores Florestais do Médio Tejo

No mês de março, as duas brigadas de sapadores florestais no que diz respeito aos trabalhos realizados de silvicultura intervencionaram cerca de 64,2 ha: Nos dias 13 e 14 do mês...

04-04-2024

Ações de formação - mês de março/2024

Para o ano de 2024 não se prevê a abertura de candidatura para financiamento das ações de formação. No entanto, a CIM Médio Tejo irá continuar com a sua atividade...

04-04-2024

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP