Rota dos Templários e Caminhos de Fátima em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa

IMG 3920

A região do Médio Tejo assumiu, ontem, dia 28 de fevereiro, na Bolsa de Turismo de Lisboa, especial destaque com a apresentação da Rota dos Templários e Caminhos de Fátima.

No stand da Turismo do Centro, no Pavilhão 1, o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, procedeu a apresentação dos dois projetos turísticos que foram assim lançados ao público pelas palavras do autarca e por dois vídeos promocionais que não deixaram ninguém indiferente.

“Com estes dois projetos, a CIM Médio Tejo pretende a valorização do património, e a melhoria da experiência de visitação, através de ofertas imersivas e diferenciadoras, que contribuam para aumentar o número de visitantes e turistas e o seu tempo de permanência na região”, afirmou o presidente.

Mais avançou Manuel Jorge Valamatos que a Rota dos Templários no Médio Tejo “é o primeiro passo rumo a uma rota nacional, e cujo desenvolvimento contou com a parceria dos nossos municípios e o apoio do Turismo de Portugal”.

Por sua vez, sobre os Caminhos de Fátima no Médio Tejo, o presidente evidenciou que “o novo caminho foi cuidadosamente concebido para oferecer aos amantes de caminhadas e ciclismo uma experiência enriquecedora, diversificada e segura ao atravessar a nossa região”.

Este projeto resulta da estreita parceria e cooperação com os municípios deste território e com o Centro Nacional de Cultura. Entidade que ontem esteve representada pela presidente da sua direção, Maria Calado, que proferiu umas palavras aos presentes.

Após este momento inicial, seguiram-se as apresentações dos municípios, tendo o município de Vila Nova da Barquinha evidenciado também o Caminho de Fátima no Médio Tejo que atravessa o concelho barquinhense e a Visita Imersiva ao Castelo de Almourol, integrada na Rota dos Templários.

O município de Sardoal “abriu as portas” do Centro de Interpretação da Semana Santa e do Património Religioso. Já os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, através da TAGUS, procederam à apresentação do AO.RI - Artes e Ofícios do Ribatejo Interior.

Alcanena e Torres Novas destacaram o projeto Ouro Líquido e Ferreira do Zêzere o projeto da Praia Fluvial da Bairrada/Bairradinha.

Seguiu-se Mação, com uma proposta de roteiro de verão, evidenciando as suas praias fluviais, tendo o município de Ourém apresentado, de seguida, o evento “La Vuelta”.

Quase a terminar, Tomar destacou o Wellness Weekend 2024 e Torres Novas a sua nova marca de Turismo “Parte ao Encontro”.

Após estas diversificadas e ricas apresentações, decorreu uma mostra gastronómica, que fez as delícias dos presentes com vários produtos endógenos da nossa região.

O Médio Tejo vai continuar a promover-se ao longo destes dias na BTL até ao próximo domingo, dia 3 de março, com uma programação variada que regressa no fim de semana, conforme programa.

De referir que a estratégia de participação da CIM Médio Tejo na BTL centra-se sobretudo na apresentação de projetos enquadrados no Programa de Ação para os Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal do Médio Tejo, concretamente, projetos intermunicipais, nas áreas do turismo natureza, cultural e náutico.

Programa BTL 2024  CIMT fim-de-semana

Registos do dia 28 de fevereiro:

Notícias

Prev Next

Médio Tejo: Resposta de Apoio Psicológico dinamiza ações nas escolas e participa em Encontro “Nunca me bateu!"

A RAP Médio Tejo| Resposta de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, a convite do Agrupamento de Escolas de Ourém, participou num dia aberto, tendo dinamizado...

22-04-2024

CIM Médio Tejo e municípios preparam novo ciclo do Caminhos

Realizou-se ontem, dia 18 de abril, na Casa-Memória de Camões, em Constância, a reunião de preparação do novo ciclo do projeto Caminhos, previsto a concretizar nos próximos meses de outubro...

19-04-2024

Caminho de Fátima no Médio Tejo, uma jornada de introspeção e de descoberta

  Fátima é um destino incontornável situado na região do Médio Tejo, no centro de Portugal. É devido a esse facto, que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios...

17-04-2024

CIM Médio Tejo integra projeto europeu HITTS, nova parceria Interrreg Sudoe

  Foi ontem, dia 16 de abril, aprovado, em Santander (Espanha), o contrato de financiamento do novo projeto transfronteiriço HITTS (Heritage Innovation, Territory, Tourism and Sustainability), em que a CIM Médio...

16-04-2024

Relatório de Gestão 2023 aprovado por unanimidade em Assembleia Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo decorreu no passado dia 8 de abril, na qual foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão 2023. Na sessão, o presidente da...

11-04-2024

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de...

11-04-2024

CIM Médio Tejo contratualiza fundos do Portugal 2030

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio...

08-04-2024

Balanço da atividade dos Sapadores Florestais do Médio Tejo

No mês de março, as duas brigadas de sapadores florestais no que diz respeito aos trabalhos realizados de silvicultura intervencionaram cerca de 64,2 ha: Nos dias 13 e 14 do mês...

04-04-2024

Ações de formação - mês de março/2024

Para o ano de 2024 não se prevê a abertura de candidatura para financiamento das ações de formação. No entanto, a CIM Médio Tejo irá continuar com a sua atividade...

04-04-2024

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP