Empreendedorismo

O empreendedorismo constitui uma variável importante nas dinâmicas sociais e económicas do Médio Tejo na medida em que, ao potenciar o crescimento do tecido empresarial, exerce influência direta na afirmação do território e na qualidade de vida dos cidadãos. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo considera-o fator imperativo na competitividade da região e tem multiplicado esforços na sua promoção junto de diversos públicos.

As ações desenvolvidas neste âmbito focam-se na dinamização do empreendedorismo nas escolas, a par do apoio técnico especializado à população durante o processo de criação de empresas e emprego. A lógica de atuação assenta numa rede de parcerias forte e coesa, composta por agentes locais, regionais e nacionais que asseguram vantagens estratégicas aos empreendedores do território de intervenção.


Projetos em desenvolvimento

Empreendedorismo em Rede (EM_REDE)

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Empreendedorismo

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo – Empreendedorismo em Rede (EM_REDE)

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O projeto tem como finalidade a promoção do empreendedorismo no Médio Tejo através da implementação de ações suportadas em rede de parceria que integram os municípios associados e um conjunto de entidades regionais e nacionais com competências em áreas específicas de atividade.

A aprovação pelo Programa Operacional Regional do Centro (Mais Centro) representa um incentivo ao desenvolvimento do tecido empresarial da região, consolidado através de iniciativas de divulgação e dinamização que potenciem um ecossistema empreendedor na região, o envolvimento de crianças e jovens em atividades de empreendedorismo nas escolas e o apoio especializado à população em geral na criação de empresas e emprego.

icon-AI-acoesAÇÕES

REDE REGIONAL DE PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO NA REGIÃO DO MÉDIO TEJO

Rede territorial à escala supramunicipal composta por cerca de três dezenas de entidades públicas e privadas, com competências em segmentos específicos de atividade, de âmbito regional e nacional, criada com o intuito de favorecer a criação de sinergias e de condições de eficácia e eficiência no apoio ao empreendedorismo de base local.

APOIO ESPECIALIZADO NA CRIAÇÃO DE EMPRESAS E ACOMPANHAMENTO TÉCNICO DE STARTUPS

Fornecimento dos instrumentos necessários para estimular os empreendedores a criar empresas, identificando ideias de negócio e explorando novas oportunidades de emprego, através da oferta de assistência técnica especializada em todas as fases críticas do ciclo empreendedor, incluindo o acompanhamento pós-criação da empresa. A metodologia adotada combina diferentes momentos de oferta de serviços, designadamente:

  • Atelier de Ideias - sensibilização para o empreendedorismo, geração e maturação de ideias de negócios;

  • Apoio aos empreendedores para a elaboração do seu “Modelo de Negócio”;

  • Banca de Ideias – Apresentação das ideias de negócios a atores regionais de referência;

  • Mercados de Financiamento - Promoção das ideias de negócio junto de potenciais investidores;

  • Acompanhamento pós criação da empresa.

PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS

Atividades ludopedagógicas de valorização da criatividade e competência nos públicos escolares do ensino básico e secundário, realizadas em ambiente de sala de aula ao longo do ano letivo.

SITE EM_REDE (emrede.mediotejo.pt/)

Página da internet dedicada à divulgação de informação sobre o projeto EM_REDE.

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha

icon-AI-timeDURAÇÃO

2011 - 2015

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

n/a

icon-AI-finFINANCIAMENTO

FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Notícias

Prev Next

High School Innovation Summit regressa em Abril

Médio Tejo empenhado no empreendedorismo tecnológico. Depois do sucesso do ano passado, que contou com a presença de mais de 300 alunos, o High School Innovation Summit (HSIS) volta em Abril...

10-03-2017

Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo

No âmbito da cooperação das BPMT - Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo, apresentam-se os links dos catálogos online das diversas bibliotecas municipais da nossa região.

10-03-2017

CIM do Médio Tejo presente na BTL 2017

A CIM do Médio Tejo vai estar presente, à semelhança dos últimos três anos, na BTL – Feira Internacional de Turismo, entre 15 a 19 de março, na FIL em...

09-03-2017

Redução do tarifário do Transporte a Pedido

Foi aprovada alteração do tarifário do serviço de Transporte a Pedido no Médio Tejo, de modo a equiparar os preços dos bilhetes de transporte a pedido às tarifas utilizadas nos...

27-02-2017

CIM do Médio Tejo promoveu estância de Wakeboard em Düsseldorf

A CIM do Médio Tejo e a Wakeboard Portugal promoveram entre 21 a 29 de janeiro a estância de Wakeboard instalada na região do Médio Tejo nas cinco praias fluviais...

01-02-2017

Posição pública a favor da reabertura da Base Aérea Nº3

Os autarcas da CIM do Médio Tejo tomaram uma posição, por unanimidade, a favor da Reabertura da Base Aérea de Tancos na última reunião do Conselho Intermunicipal, 20 de janeiro.

24-01-2017

Mensagem de Natal da Presidente da CIMT

Mensagem de Natal da Presidente da CIM do Médio Tejo, Maria do Céu Albuquerque

22-12-2016

3.ª Reunião do CEDI

  Teve ontem lugar na sede da CIM do Médio Tejo a 3.ª reunião do CEDI – Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal. A reunião contou com a presença da grande maioria...

16-12-2016

Eventos

Est-2020

sig

em rede

central-compras

transporte-a-pedido