logoTaP novo

No âmbito do projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo, pioneiro a nível nacional na experimentação de novas soluções de transporte público adaptadas às zonas de baixa densidade populacional, e que se encontra atualmente em funcionamento nos concelhos de Abrantes, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha, foram recentemente desenvolvidos os estudos técnicos com vista ao alargamento do serviço de transporte a pedido a outras zonas do Médio Tejo.

Neste contexto, e considerando os trabalhos realizados de operacionalização dos serviços de transporte a Pedido nos concelhos de Alcanena e Constância, encontra-se em funcionamento a partir do dia 3 de abril o serviço de transporte a pedido nestes concelhos.

 

A configuração dos serviços de transporte a pedido tem subjacente uma função social e observa os princípios de complementaridade à oferta de transportes públicos regulares, tendo sido definidos para o concelho de Alcanena, a criação de 5 circuitos de ligação às respetivas sedes de freguesia e sede do concelho, de modo a assegurar ligações aos equipamentos de saúde, juntas de freguesia e mercado local. O serviço de transporte a pedido no concelho de Alcanena oferece, para cada circuito, uma circulação de ida a Alcanena no período da manhã e uma circulação de volta à hora do almoço, com a periodicidades de dois dias por semana, existindo sempre a oferta do serviço no dia de Mercado em Alcanena, realizado às quartas-feiras. A criação dos circuitos de Bugalhos, Espinheiro, Minde e Serra de Santo António possibilita o acesso por parte dos residentes dos lugares mais rurais do concelho à sede do concelho, enquanto a criação do Circuito Urbano proporciona aos residentes da freguesia urbana uma rápida ligação à sede do concelho em horários mais adequados aos períodos de funcionamento do comércio e serviços, de forma a ir ao encontro das necessidades de mobilidade da população.

O serviço de transporte a pedido no concelho de Constância melhora a oferta de transporte coletivo de ligação da população da zona sul do concelho, residentes na freguesia de Santa Margarida da Coutada, à sede do concelho e à sede de freguesia em Aldeia de Santa Margarida, colmatando os problemas de fraca oferta durante o período escolar e oferta quase inexistente durante as férias escolares, através da garantia de ligações ao Posto Médico localizado em Aldeia de Santa Margarida e ao Centro de Saúde localizado na sede do concelho. O serviço de transporte a pedido no concelho de Constância é realizado às 2.ª, 3.ª e 5.ª durante todo o ano, com oferta de duas circulações de ligação da zona sul à sede do concelho (ida no início da manhã e volta a hora do almoço) e quatro circulações de ligação da zona sul à sede de freguesia em Aldeia de Santa Margarida (ida no início da manhã e hora do almoço com retorno na hora do almoço e final do dia).

As tarifas praticadas encontram-se de acordo com a nova tabela tarifária, em vigor desde 1 de março de 2017, e variam de acordo com a distância origem/destino que implicam no custo do bilhete entre 1.20€ e 2.10€ para os concelhos de Alcanena e Constância. Existe a possibilidade de aquisição de uma carteira de 10 bilhetes pré-comprados que oferece um desconto de 30% e possui validade de 2 meses a partir da data da primeira viagem.

O Transporte a Pedido é um serviço de transporte público em que o passageiro tem que efetuar previamente a reserva de viagem e diariamente as viaturas só se deslocam às paragens que tiverem reservas.

As reservas poderão ser efetuadas até às 15:00h do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226. RESERVE JÁ!

 

Tap Alcanena site    

Tap Constancia site.jpg

 

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP