reuniao TP VBN 03 16O projeto “Transporte a Pedido”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), vai ser implementado em maio no concelho de Vila Nova da Barquinha. Para apresentar esta solução de mobilidade à população do concelho, decorreu, no dia 3 de março, uma sessão de esclarecimentos no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, a qual contou com a presença do secretário executivo da CIMT, Miguel Pombeiro, do presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire, e de Olinda Pereira, consultora da TIS – Consultores em Transportes Inovação e Sistemas, responsável pelos estudos envolvidos no projeto.

No concelho de Vila Nova da Barquinha, o transporte será assegurado por táxis e autocarros escolares entre Cafuz (Praia do Ribatejo) e a sede de concelho, com passagem por Tancos. O serviço engloba três tipos de percurso: de ida, em circulação durante o período da manhã; circulares, durante a hora de almoço; e de volta, durante a parte da tarde. Existem ainda dois percursos experimentais que asseguram a ligação à estação ferroviária do Entroncamento.  

O projeto de transporte a pedido, tal como o transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários pré-definidos. No entanto, distingue-se por só circular quando é feita uma reserva por parte do cliente. Os percursos só são, portanto, realizados se o serviço tiver sido solicitado previamente e só são efetuadas paragens nos locais com reservas. O veículo é partilhado com outros clientes que tenham procedido à reserva de uma viagem com paragens incluídas no mesmo circuito.

As reservas são feitas através do número de telefone gratuito 800 209 226 de segunda a sexta-feira (exceto feriados) no horário das 9:00 às 15:00 do dia útil anterior ao que o cliente pretende viajar.

circuito-TP-VNB 16

O “Transporte a Pedido” é um serviço inovador a nível nacional através do qual se pretende promover o direito à mobilidade numa lógica de inclusão social. Atualmente o serviço já se encontra disponível nos concelhos de Abrantes, Mação, Ourém e Sardoal.

 

Fonte: mediotejo.net

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP