Transporte-a-Pedido

No âmbito do projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, encontra-se em funcionamento no concelho de Mação, desde 21 de janeiro de 2013, uma experiência piloto de implementação de novas soluções de transporte público, adaptadas às zonas de baixa densidade populacional.

Considerando os bons resultados que se têm verificado na experiência piloto, o projeto é alargado em maio de 2014 à zona norte do concelho de Abrantes (freguesias de Aldeia do Mato e Souto, Carvalhal, Fontes, Martinchel e Mouriscas) e ao concelho de Sardoal, com disponibilização de cinco novos circuitos que abrangem um total de 126 novas paragens. No conjunto dos 3 concelhos, o transporte a pedido passa a servir cerca de 20.000 habitantes (8% da população do Médio Tejo).

Trata-se de um serviço de transporte público que permite dar uma resposta eficiente aos problemas de mobilidade que se verificam nas zonas mais rurais da região, aumentando a cobertura da rede de transportes coletivos existente e proporcionando uma oferta de transporte público em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária, numa perspetiva de promover o essencial direito à mobilidade, numa lógica de inclusão social.

O Transporte a Pedido, à semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de transporte a pedido distinguem-se do transporte regular porque pressupõem que o cliente desencadeie a viagem, contactando previamente uma central de reservas, através de um numero de telefone gratuito (800 209 226). Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado, e só vão às paragens que tiverem reservas.

Mais informações online aqui

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP